domingo, 24 de junho de 2012

Homilia de encerramento da SOUC em Joinville

Numa sociedade marcada pela competição é muito difícil realizar o desejo de unidade e comunhão pedida por Jesus. As disputas sobre quem é o melhor, verifica-se na política, no mercado, no mundo do trabalho, nos meios de comunicação, entres as nações e também nas religiões. Estas, historicamente, sabe-se que foram causa de muitas guerras. Por isso é uma desafio enorme falar em unidade. 

Porém, fiéis à palavra de Deus, plantamos uma pequena semente a cada ano que realizamos esta semana de oração pela unidade dos cristãos. Isso acontece quando cultivamos, celebramos e nos encontramos em torno daquilo que temos em comum e deixamos de brigar por aquilo que temos de diferente. Quando deixamos de acusar os outros, mandá-los para o inferno por crêem diferente e passamos a nos respeitar, acolher e celebrar juntos. É muito comum verificar conflitos e brigas em família por causa de religião, com acusações mútuas.

Diante disso se pergunta: se Deus é motivo de briga, de disputa e competição, devemos questionar a nossa fé. O respeito e o convívio pacífico com quem crê diferente é o desejo de Jesus. Se “Deus é o mesmo” diz o povo, por que então brigar por causa dele? O Espírito de Deus foi derramado no coração de todos.

Cada um acolheu Deus na sua própria língua e cultura em pentecostes. Então, o grão de trigo que morre para produzir muitos frutos é o símbolo de todos nós que morremos para nossas convicções, egoísmos, vaidades e competições para vivermos a comunhão com os outros. O seguimento de Jesus exige de nós o serviço em favor da unidade. Para salvar nossa vida, temos que saber perdê-la, colocando-a à serviço da unidade.

Enfim, que o Espírito de Deus seja nossa força de unidade, mesmo que ainda em forma de uma pequena semente, mas que a cada ano cresce mais e se fortalece.

Proferida pelo padre Ilmo Dick

Veja as fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário