quinta-feira, 8 de março de 2012

Começam os preparativos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Marcelo Schneider/CMI*
Celebração ecumênica realizada durante a Convocatória Ecumênica Internacional da Paz, em maio de 2011, na Jamaica. Peter Williams/WCC

A Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos acontecerá entre 20 e 27 de maio. Esta é a primeira de uma série de matérias que serão veiculadas pelo CONIC até maio com o intuito de despertar o interesse em torno desta expressiva iniciativa ecumênica.

Promovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

Apesar de tantas divisões confessionais, comunidades cristãs do hemisfério Norte celebraram a SOUC no entre os dias 18 e 25 de janeiro. No Sul, as orações e celebrações em torno do tema da unidade acontecem no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas que, neste ano, acontecem sob o tema de 1 Coríntios 15:51-58: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Em 2012, os subsídios litúrgicos e o material de reflexão acerca do tema foram preparados pelas igrejas da Polônia, que utilizaram o texto bíblico de Paulo para refletir acerca de sua própria história de divisões e da vitória contra a opressão. Através do CMI e do CPUC, o material foi distribuído às igrejas e adaptado às celebrações locais que já aconteceram ao longo da SOUC na Europa, na América do Norte e na Ásia.

Nas Filipinas, onde o povo enfrenta uma crise ligada ao governo, as igrejas tomaram a frente na busca pela unidade nacional, deixando de lado suas diferenças doutrinárias. Juntas, elas marcaram a SOUC com preces dedicadas às mudanças políticas e à paz no país.

Da mesma forma, as igrejas da Inglaterra e da Irlanda destacaram, juntas, o significado do termo “transformação” como parte importante da teologia e da unidade entre as igrejas. “A transformação está no coração do movimento ecumênico. Quando oramos pela unidade da Igreja, oramos para que as igrejas que conhecemos, e com as quais somos tão familiarizados, também sejam transformadas à medida que se aproximam mais de Cristo”, enfatizaram.

Celebrações ocorreram também na França, na Suíça e por toda Europa, onde várias igrejas, incluindo a Igreja Católica Romana, as ortodoxas e as protestantes, refletiram juntas acerca do tema da unidade dos cristãos em suas orações e devocionais.

Nos Estados Unidos e no Canadá, comunidades locais marcaram a SOUC com cultos e missas especiais. De acordo com o Rev. Victor Kim, da Igreja Presbiteriana da Graça em Calgary, Canadá, esta é uma semana essencialmente ecumênica. “Não se trata de um evento de uma só denominação ou de uma só igreja. É uma semana que reúne a Igreja Católica Romana, as igrejas protestantes e de outras tradições, inclusive ortodoxas, e é celebrada em todo o mundo”.

Para a Dra. Tamara Grdzelidze, coordenadora da Comissão de Fé e Ordem, do CMI, o tema da SOUC 2012 fornece várias perspectivas que mostram a força da fé como um fator de unidade que nos mantém juntos como igreja em diversas situações.

Durante um culto especial em comemoração à SOUC 2012, no dia 23 de janeiro passado, no Centro Ecumênico, onde se localiza a sede do CMI, em Genebra, Suíça, Grdzelidze afirmou que “a leitura da Epístola manifesta a antinomia-chave da Cristandade, segundo a qual a derrota se transforma em vitória, a crucificação de transforma em ressurreição e a morte, num piscar de olhos, se transforma em vida”.

Grdzelidze ainda destacou o significado da unidade cristã que a semana promove. “Para seguir o Senhor, servi-Lo e atingir a honra da vitória sobre a morte, somos chamados à unidade na fé em suas múltiplas expressões ativas ou pró-ativas, como a caridade, a oração e a meditação. A unidade na fé é, de fato, a vitória sobre o ódio, a maldade, a conversa fiada e a preguiça", concluiu.

Desde o ano passado, a promoção da SOUC no Brasil, que acontece entre 20 a 27 de maio, passou a ser uma parceria entre o CONIC e o Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI).  Cerca de 30.000 cópias do caderno com subsídios foram impressas e podem ser adquiridas junto à secretaria executiva do CONIC.

A SOUC é considerada um dos pontos altos ta atuação do CONIC junto às bases das igrejas.Em 2012, o Conselho destinará as ofertas arrecadadas em seu trabalho de conscientização da temática “superação da intolerância religiosa”, como um gesto concreto de comprometimento com a unidade e incidência pública, a fim de marcar os seus 30 anos de atuação.

Mais informações sobre o CONIC e a SOUC: http://www.conic.org.br/

*Marcelo Schneider trabalha no Conselho Mundial de Igrejas como assessor do moderador do Comitê Central e correspondente de comunicações para América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário