quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carta a Corintios inspira tema da SOUC 2012

Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, tradicional evento ecumênico do calendário das igrejas no mundo inteiro, irá acontecer no período de 20 a 27 de maio de 2012. O tema deste ano é "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Cor 15,51-58).

Durante esta semana, milhares de comunidades e congregações realizam celebrações ecumênicas, tendo como base os textos e as orações publicados no caderno da Semana de Oração. No Brasil, a tradução, publicação e distribuição do material é de responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC.


O texto nos fala, da ressurreição vivida por Jesus e apresentada como meta final de todos nós. A busca da unidade não é algo para a vida eterna no céu, mas deve ser buscada em nossa caminhada terrena. Ao proclamar a ressurreição, o texto nos diz que, se seguimos aquele que venceu a morte, toda vitória é possível, por maiores que pareçam as dificuldades.

Cristãos unidos trabalharão pela vitória da vida em situações que parecem vitória das forças da morte: injustiça, desunião, violência, rancor. A vitória, aqui mesmo neste mundo, antes da transformação do fim da história, se dará através do serviço, da ajuda mútua, da promoção da auto estima de todos, da fraternidade entre as Igrejas que se unem para socorrer os necessitados. São caminhos e instrumentos dessa vitória: o espírito de serviço, a espera paciente no Senhor quando algo parecer difícil, a valorização do sofrimento de Cristo como sinal do amor invencível de Deus, o desejo de vencer o mal com um bem maior. 

Origem dos textos

O texto original das celebrações da Semana de Oração foi elaborado um grupo de trabalho composto por representantes da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa e dos Antigos Católicos e Igrejas protestantes em atividade na Polônia. A história da Polônia tem sido marcada por uma série de derrotas e vitórias. Podemos mencionar as muitas vezes em que a Polônia foi invadida, as divisões de território, a opressão por poderes estrangeiros e sistemas hostis. A constante luta para superar toda escravidão e o desejo de liberdade são características da história polonesa que têm levado a significativas mudanças na vida nacional.

E ainda onde há vitória há também perdedores que não compartilham da alegria e do triunfo dos vitoriosos. Essa particular história nacional polonesa levou o grupo ecumênico que escreveu o material deste ano a refletir mais profundamente sobre o que significa "vencer" e "perder", especialmente considerando o modo como a linguagem de "vitória" é tão freqüentemente entendida em termos de triunfalismo.

Material - como obter?

Todo o material da Semana de Oração é disponibilizado pelo CONIC. O caderno de orações e celebrações está sendo oferecido ao preço de R$ 2,00 a e o cartaz a R$ 1,00. Os pedidos devem ser feitos diretamente ao CONIC pelo fone: (61) 3321-4034, pelo e-mail conic.brasil@terra.com.br  ou no site www.conic.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário