Tema 2012

INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO 2012
Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo
(cf 1 Cor 15, 51-58)

O texto nos fala, evidentemente, da ressurreição vivida por Jesus e apresentada como meta final de todos nós. A busca da unidade não é algo para a vida eterna no céu, mas deve ser buscada em nossa caminhada terrena. Ao proclamar a ressurreição, o texto nos diz que, se seguimos aquele que venceu a morte, toda vitória é possível, por maiores que pareçam as dificuldades.

Cristãos unidos trabalharão pela vitória da vida em situações que parecem vitória das forças da morte: injustiça, desunião, violência, rancor. Com a colaboração fraterna de todos os cristãos, ficará mais visível nossa fé na força que nos vem do Ressuscitado. A vitória, aqui mesmo neste mundo, antes da transformação do fim da história, se dará através do serviço, da ajuda mútua, da promoção da autoestima de todos, da fraternidade entre as Igrejas que se unem para socorrer os necessitados.

Todos os cristãos estão convocados a se transformar, num processo de permanente conversão, trabalhando por uma vitória que começa com a promoção da nossa unidade e com solidariedade e fraternidade em vez de competição.

São caminhos e instrumentos dessa vitória: o espírito de serviço, a espera paciente no Senhor quando algo parecer difícil, a valorização do sofrimento de Cristo como sinal do amor invencível de Deus, o desejo de vencer o mal com um bem maior, O Ressuscitado dizia aos seus discípulos: Eu vos dou a minha paz. Precisamos acolher essa paz, trabalhar por ela para que ela se estenda a todos. Faremos isso começando pela construção da paz e da cooperação entre as Igrejas porque, sem esse exemplo, nada do que fizermos terá credibilidade. Jesus se apresentou também como o Bom Pastor que não exclui nenhuma ovelha. Assim faremos também, a partir do nosso próprio acolhimento mútuo como discípulos do mesmo Mestre e operários confiantes na vitória do mesmo Reino. Para tudo isso nos sustenta a fé no amor persistente de Deus, que não desiste de nós quando falhamos e sempre nos chama de novo a uma transformação que nos torne sempre mais fiéis no seguimento do Ressuscitado.

O texto original da Semana de Oração foi elaborado na Polônia, um país marcado por uma história de muitos sofrimentos e vitórias conseguidas com muita coragem e empenho. Pensando no nosso país, poderemos lembrar os desafios e as vitórias do nosso povo e o trabalho das Igrejas que, diante da nossa realidade nacional, se envolvem na construção da justiça e da paz. Já temos muitos sinais de vitória sobre as forças da morte. Outros desafios estão diante de nós, como chamado de Deus à construção de um mundo melhor. Que a reflexão desta Semana de Oração nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé que se alimenta da garantia que nos vem da vitória do Ressuscitado.

O trabalho de formação do caderno de oração da SOUC, foi inicialmente realizado pelas igrejas da Polônia, depois acolhido, adaptado e publicado em conjunto com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, Genebra. No Brasil, a publicação original foi traduzida pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e adaptada para a realidade brasileira pelo CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. O caderno de oração deste ano é fruto de toda essa jornada litúrgica ecumênica iniciada na Polônia, e que chega aos mais diversos recantos do Brasil.