quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOUC em Mogi das Cruzes: animação TOTAL

No período de 20 a 27 de maio, a Diocese de Mogi das Cruzes foi palco de uma intensa programação que fez vibrar intensamente a vida religiosa da cidade:-

- A Festa do Divino Espírito Santo - Pentecostes,
- Comemoração do Dia de Santa Rita de Cássia,
- Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A Festa do Divino Espírito Santo – Pentecostes - ano após anos vem atraindo pessoas de vários municípios e da capital, em números nitidamente crescentes. A cidade viveu com tocante entusiasmo todas as manifestações dos festejos, tanto os folclóricos como os religiosos, num ritmo incansável de atividades que se iniciavam com as Alvoradas, às cinco horas da manhã, percorrendo pontos da cidade em cortejo orando e cantando, prolongando-se ao longo do dia com visitas ao Império, novena na Catedral e quermesse.

No sábado aconteceu a Festa da Colheita, também conhecida como Entrada dos Palmitos, quando carros de boi, cavaleiros, congadas e moçambiques desfilaram pelas ruas centrais enfeitadas com folhagens de palmito. Os festeiros atuais e de anos anteriores, acompanhados de devotos iniciaram a cerimônia tingindo a cidade com o vermelho de suas bandeiras.

O apogeu desta caminhada aconteceu no domingo, quando a Procissão de Pentecostes atravessou as ruas cobertas por tapetes de flores e serragem ,reproduzindo os DONS DO ESPÍRITO SANTO, detendo-se em algumas casas, que cuidadosamente, representavam cada um destes dons.

Em meio a este clima de profunda espiritualidade, no dia 22 de maio, uma multidão de fiéis reuniu-se no ginásio do Colégio Dna Placidina para celebração da missa em devoção à Santa Rita de Cássia. Rosas, uma profusão delas, molduradas por bandeiras vermelhas do Divino agitaram a noite fria numa demonstração de um profundo sentimento de fé e comprometimento.
       
Nesta atmosfera de louvor e fé transcorreu a SOUC...

O primeiro encontro - Abertura da SOUC - aconteceu na Igreja de Confissão Luterana, em Ferraz de Vasconcelos, no dia 20 - domingo-Fomos recebidos pelo Pastor Kraus Dieter Wirth e sua esposa, Pastora Noeme de Matos Wirth, da Igreja Metodista. O Pastor Kraus, embora recém chegado na comunidade, já demonstrou o entusiasmo e dinamismo com que exerce seu ministério. A assembléia participou ativamente da celebração sendo que pontuou a noite um grupo de jovens que apresentou um número musical com letra adaptada, em estilo criativo, alegre e inteligente.
     
A reflexão do evangelho foi feita pelo Roberto, membro da Equipe Ecumênica e para a bênção final foram convidadas as irmãs Jesuca, Maria do Carmo e Pastora Noeme.
   
No dia 22 de maio, a Igreja Metodista de Mogi das Cruzes, sob orientação da Pastora Telma Ferreira Guimarães do Nascimento e a Igreja Metodista de Poá, sob orientação da Pastora Gladys Barbosa Gama abriram suas portas para receber a comunidade e os membros da Equipe Ecumênica.
Ambas as solenidades contaram com membros da equipe que se dividiram para atendê-las, sendo que em Poá o Pastor Kraus da Igreja Luterana assumiu o púlpito.
     
Na quinta-feira dia 24, o Pde. Leandro Machado Silvestre, da paróquia de São Benedito do Bairro de César de Souza, de Mogi das Cruzes recebeu a comunidade para celebrar a Semana de Orações. O entusiasmo e interesse do Pde. Leandro, pelo movimento ecumênico, ficaram evidentes e, indubitavelmente, contagiaram a comunidade que participou vividamente da celebração. O coral da Igreja contribuiu para o enriquecimento do encontro.

Nesta noite somente alguns membros da equipe se fizeram representar além de oito seminaristas da Diocese. Na sexta-feira, dia 25, a celebração ocorreu na Igreja Católica de São Sebastião, em Mogi das Cruzes.

Pe. Carmine Mosca nos acolheu e conduziu a celebração juntamente com os Pastores Nilo (Igreja Presbiteriana Independente), Pastor Ivo (igreja anglicana e Pastor Kraus (Igreja Luterana). Os pastores e as irmãs Jesuca e Maria do Carmo deram a benção final.

Quanto à SOUC, a Equipe Ecumênica está ciente da grande caminhada a ser percorrida, mas, confiante que no decorrer dos próximos anos a programação para a SOUC terá maior apoio e meios concretos de atuação junto aos fiéis das várias igrejas cristãs.

Veja algumas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário