segunda-feira, 12 de março de 2012

IEAB na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2012

Queridos irmãos e irmãs! Graça e Paz!

Este ano a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC terá como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” 1Co 15, 51-58. A SOUC será realizada de 20 a 27 de Maio, como de praxe na semana que antecede a Festa de Pentecostes.


Como Primeiro Vice Presidente do CONIC, representando nossa IEAB naquele Conselho, venho me dirigir à Igreja no sentido de se envolver com toda dedicação na SOUC como parte de nosso testemunho ecumênico, traço essencial de nossa identidade.

A busca da unidade está sempre colocada como o grande desafio para as tradições cristãs, especialmente num mundo onde a competição e a autoafirmação de identidades tem criado conflitos em diversas esferas, inclusive no plano religioso.

A minha palavra é um convite a todos os anglicanos e anglicanas do Brasil para incentivar a realização de encontros, celebrações e orações – mesmo naqueles lugares onde não haja grupos ecumênicos organizados – em torno da unidade cristã. Será um rico testemunho que em cada comunidade da IEAB se realize celebração pela unidade cristã.

Naqueles lugares onde haja grupos ecumênicos articulados, os anglicanos e anglicanas são desafiados a se somar às celebrações e eventos que certamente já estão sendo organizados ou começam a ser organizados para a SOUC.

Estou remetendo como cortesia, um exemplar do livreto de celebrações da SOUC aos colegas bispos para que cada diocese solicite exemplares para distribuição entre o seu clero e povo. Todas as orientações sobre custo e remessa estão no verso do livreto. Se nossos clérigos e clérigas, bem como nossos leigos e leigas querem adquirir diretamente também, podem fazê-lo. Da mesma forma, onde há grupos ecumênicos organizados, estes podem adquirir diretamente.

Um lembrete muito importante é a questão da coleta nas celebrações da Semana. Uma das fontes de sustentação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs é a coleta realizada nas celebrações da SOUC. Este ano, as coletas estão distribuídas conforme a orientação na primeira contracapa do livreto. O envio das coletas para os regionais e para o CONIC nacional é um compromisso de sustentação da causa ecumênica.

Desejo a todos os irmãos e irmãs anglicanos uma abençoada Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Que nossa Igreja mantenha firme o seu testemunho de reunir-se com outras Igrejas para celebrar a centralidade do Cristo. E que essa fraterna convivência ajude-nos a revelar a unidade em meio a um mundo partido. Confiemos que Cristo nos transforma!

Com minha benção e abraço,

Santa Maria, 14 de fevereiro de 2012

+Francisco de Assis da Silva
Primeiro Vice-Presidente do CONIC
Bispo diocesano da Diocese Sul-Ocidental

Nenhum comentário:

Postar um comentário